quarta-feira, 21 de maio de 2008

Marcelo Tas e seu Blog Investigador

Foto: Jânio Quadros, o ex-prefeito mais escalafobético que a mais escalafobética das cidades- São Paulo- já teve
*
Apesar das contínuas declarações de amor à natureza, o homem nasceu para viver em cidades. É fato: gostamos de viver próximos uns dos outros. De preferência em lugares bem cheios de gente para que, paradoxalmente, a nossa individualidade seja preservada. Ou você nunca morou numa cidadezinha do interior onde o menor espirro é monitorado pela vizinha?
*
Mas as cidades andam muito desconfortáveis, para usar uma palavra caridosa. É cada vez mais difícil morar junto a tantos fios de eletricidade, cabos de TV, canos de água e esgoto e, principalmente, automóveis. Ah, os automóveis, quem foi o inventor dessa praga mundial?
*
As cidades- outrora recantos tão calmos que provocavam uma onda de bocejos- se transformam em gigantescos monstros devoradores de gente e tempo. Apesar do brilho sedutor da tecnologia e do "prugréssio", cada vez mais, as cidades nos dão uma canseira de matar.
*
As Eleições Municipais estão chegando. Mais do que escolher um cara ou dúzias de vereadores para cuidar da gente, que tal parar para refletir: o que eu quero para minha cidade? Para onde ela deve ir? Para onde ela deve crescer? Ela deve crescer? Quem efetivamente constrói a cidade? Como mudar o curso da história da minha cidade? Como fazer dela um lugar mais feliz e saudável para viver?
*
A partir de hoje, este blog inicia uma investigação por respostas para essas e outras perguntas que possam surgir. O resultado vai ser publicado em breve no novo portal UOL Notícias.
*
Sugestões, idéias, experiências felizes, denúncias, caos e causos urbanos são muito bem-vindos! Eleitores e eleitoras do Brasil, eu vos conclamo: vamos votar bem nas Municipais 2008!
*
Escrito por Marcelo Tas no Blog do Tas

Nenhum comentário: